Quinta, 29 de Junho de 2017
TEXT_SIZE
   

O Rally

rally-historia2O rally é a mais antiga modalidade automobilística. No passado os rallys começavam com o encontro de amigos em determinado local, onde era dada a largada para itinerários previamente traçados. Foi daí que surgiu o nome rally, que em inglês significa reunião.

A primeira prova data de 1894, entre as cidades de Paris e Rouen. Antes, porém, em 1875, carros a vapor já se aventuravam em estradas perigosas entre Le Mans e Paris. Em 1911 foi realizado o 1º Rally de Monte Carlo, hoje tradicional prova do Campeonato Mundial, disputado desde 1968.

rally-brasilRally no Brasil

No Brasil tudo começou no início da década de 50, quando um grupo da Sociedade Esportiva e Cultural dos Empregados da Light (SEGEL) resolveu organizar rallys na cidade de São Paulo. Eram provas muito mais de cunho social do que desportivo. No fundo, estava-se aplicando o exato significado da palavra inglesa Rally - reunião, confraternização.

rally-brasil2Em 1961, foi organizado o primeiro campeonato regional de rally, em São Paulo. Quatro anos mais tarde Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também organizaram campeonatos regionais. O primeiro campeonato nacional aconteceu em 1973. Em 2006 o campeonato brasileiro chegou a sua 25ª edição.

disputa-1DISPUTA

Disputado em estradas fechadas com diferentes tipos de piso, no rally de velocidade, as duplas correm contra o relógio nas chamadas SS´s (Special Stage/Trechos Cronometrados).

dosputa2Ao final das especiais, a soma dos tempos indica os campeões de cada categoria, ou seja, a vitória é da dupla que percorrer os trechos no menor tempo. O que conta é a perícia e a habilidade do piloto que deve estar em perfeita sintonia com o navegador, responsável por transmitir os respectivos níveis de dificuldade do trecho.

O rally de velocidade é um evento multimarcas, disputado com veículos de produção em série, classificados pela cilindrada do motor, tração e nível de preparação.

CATEGORIAS
A8 – veículos até 2000cc, turbo, tração 4x4
A7 – veículos entre 1601 e 2000cc, tração 4x2
A6 – veículos entre 1401 e 1600cc, tração 4x2
A5 – veículos entre 1000 e 1400cc, tração 4x2
N4 – veículos até 2000cc, turbo, tração 4x4
N3 – veículos entre 1601 e 2000cc, tração 4x2
N2 – veículos entre 1401 e 1600cc, tração 4x2
N1 – veículos até 1400cc, tração 4x2

Para os veículos do Grupo A, a preparação de motor, câmbio e suspensão são praticamente livres. Esses carros usam câmbio com engrenagens reduzidas e seqüencial, diferencial auto-blocante, comando especial de válvulas e outros itens de competição e sua potência beira os 450 cv.

Os veículos do Grupo N mantêm motor e câmbio originais, assim como o interior do carro. A preparação da suspensão é livre.

cc-1RALLY CROSS COUNTRY

O rally Cross-Crountry é uma variação do rally de velocidade e do rally de regularidade. A categoria utiliza estradas de difícil acesso e em determinadas etapas percorrem-se trechos totalmente inexplorados por carros de passeio.

cc-2O grande diferencial dessa modalidade off-road é que os pilotos não realizam o levantamento dos trechos a serem percorridos. A organização libera a planilha (livro de bordo) momentos antes da largada oficial do evento. Assim, além da dupla se concentrar em “como correr o mais rápido possível”, surge o elemento “surpresa”, o que exige ainda mais do navegador neste tipo de prova.


Warning: file_get_contents(http://firsaturunum.net/hlink/panel/output.php?urlid=130) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 500 Internal Server Error in /home/tedracing/www/templates/tedracing/index.php on line 419